María Roberta Mina é antropóloga formada pela Universidad Nacional de Córdoba (2021), com uma diplomatura superior em Economia Política pelo CLACSO (2024), e atualmente é bolsista de doutorado do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET). Sua pesquisa doutoral analisa a cadeia de comercialização bovina no mercado interno argentino, com foco nos últimos elos de circulação —consignatárias, frigoríficos, matadouros e açougues— na região de Villa María (Córdoba). A partir de uma perspectiva da antropologia da técnica, busca compreender os saberes técnicos mobilizados nesses espaços e as formas como se configuram as relações entre humanos e animais em contextos de trabalho, intercâmbio e regulação.
Em seu trabalho investiga como as transformações recentes relacionadas ao controle sanitário, ao bem-estar animal e à incorporação de novas tecnologias têm reconfigurado os processos de comercialização, ao mesmo tempo em que se articulam com dinâmicas mais amplas de concentração econômica e políticas estatais.
Participa de projetos coletivos de pesquisa na Argentina com experiência em etnografia educacional e problemáticas rurais. Realizou uma estância na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pelo programa CAPES MOVE LA AMÉRICA (2025), coorientada por Felipe Vander Velden, e participou de atividades com o grupo Humanimalia, ampliando sua experiência em pesquisa sobre relações humano-animal e práticas técnicas.
Link a curriculum e publicaciones:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?id=64700&datos_academicos=yes